A TRAJETÓRIA CONTINUA

1960-NASCE O SALÃO. No parque do Ibirapuera, em São Paulo, acontece a primeira edição do salão do automovel. Num país onde já se rodam 200 mil carros, a feira vira um sucesso, tornando-se a mais importante do setor.
1963-E O DEMOCRATA? O empresario Nelson Fernandes cria a Industria Brasileira de Automoveis Presidente ( IBAP ) para criar um carro nacional. O democrata nasceria em 1967, mas só seriam feitos cinco veiculos. Até o ministro da industria e comercio da época afirmou q o Democrata não é um automovel para ser levado à sério. A IBAP sofreria uma intervenção do Banco Central, q lacraria a fábrica em 1968.
1966- ALÉM DO GRANDE ABC. A Willys é a primeira montadora a instalar uma unidade fora do Estado de São Paulo. Em Jaboatao PE, a marca produz um utilitário q faria muito sucesso no país, a Rural Willys.
1971-GIGANTE AUTOMOBILÍSTICO. A industria automobilística brasileira começa a década de 70 impulsionada pelos anos do milagre economico. No final de 1971, o país já é o décimo segundo maior produtor de carros do mundo.
1975-OS IMIGRANTES ITALIANOS. A Fiat chega e é a primeira montadora a instalar sua fábrica principal fora de São Paulo. A cidade escolhida é Betim-MG. O Fiat 147 é o principal trunfo da marca italiana nos anos seguintes.
1981-NOVO SONHO NACIONALISTA. O engenheiro João Amaral Gurgel,q desde 1969, desenvolvia motores e carros utilitários, inaugura em Rio Claro-SP, uma fábrica com o objetivo de fazer um carro genuinamente nacional. A Gurgel teria vida mais longa q a IBAP, mas iria à falencia na década de 90.
1987-CASAMENTO POLEMICO. É anunciado a criação da Autolatina, uma joint-venture entre a Ford e a Volkswagen q abocanha uma fatia de 60% do nosso mercado de automóveis e duraria até 1994.
1990-COME BACK!. Após 4 décadas de restrinções, o governo Collor incentiva a volta dos importados reduzindo os impostos. De 1990 à 1994, a alíquota de importação cairia de 85% para 20% do valor do carro.
2001-ULTRAPASSAGEM HISTÓRICA. Vinte e um ano após ser lançado, o Gol supera o Fusca e se torna o carro mais vendido na história do Brasil até então, eram cerca de 3.5 milhões de unidades comercializadas.

        Na proxima postagem, irei falar um pouco da história do Corcel 1.O simbolo de carro jovem da época. Até lá.

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