Uma trajetória curiosa. Da placa número 1 ao modelo recodista de vendas.

1902- O primeiro modelo do país já havia desembarcado no porto de Santos em 1893.O século já havia até virado.Mas nada de o tal automóvel emplacar por aqui. Até 1902. São importados apenas 100
automóveis.
1903- PLACA NÚMERO 1. O número de carros é pequeno, mas a prefeitura de São Paulo exige q eles tenham placa. Os poderosos de então disputam para ver quem fica com a placa P-1. Quem leva é o Conde Francisco Matarazzo.
1903- A CARTA POR FAVOR. No mesmo ano em q cria a placa, a Prefeitura Paulista também passa à exigir uma licença para quem quer dirigir. A primeira carteira de motorista sai para o industrial Menotti Falchi.
1908- JEITINHO ÍTALO- BRASILEIRO. O imigrante italiano Claudio Bonadei, um mecanico de máquina de costura, compra um carro abandonado por um figurão paulistano,recupera o motor, constrói uma nova carroceria e pronto: surge o primeiro automóvel parcialmente feito no Brasil, o Automobile Modelo Bonadei.
1908- QUE DUTRA, Q NADA. O Conde francês Pierre de Lesdain, q adorava uma boa aventura, faz a primeira viagem de automóvel entre as cidades de Rio de janeiro e São Paulo. Enfrentando vários atoleiros,abrindo picadas e construindo pinguelas,ele leva 35 dias para fazer o trajeto.E tem gente nos dias de hoje q reclama da Via Dutra.
1910-A PRIMEIRA VÍTIMA.Poucas horas após ser atropelado em São Paulo,morre o suíço radicado no Brasil Auguste Perrand.Os carros da época não conseguiam superar os 30 km/h,mas o grande problema é a desatenção dos pedestres, q ainda estavam pouco acostumados com essas máquinas rodando por aí.
1919-CHEGA A FORD.A montadora americana se instala no centro de São Paulo, na rua Florencio de Abreu.Em 1925, ela venderia 24.500 Ford Bigode,levando o modelo a abocanhar uma fatia de 60% dos veículos do país.
1925-A VEZ DA GM.A General Motors finca presença no bairro do Ipiranga,em São Paulo.Em dois anos, a empresa americana monta 25 mil carros no país e entra firme na disputa pelo mercado brasileiro com a rival Ford.
1930-CRISE Á VISTA. Em1929, antes do crash em Nova York, o pais importa 54 mil carros. Em 1930, são só 2 mil.
1940-VAI CARVÃO? Por causa da segunda guerra, o petróleo se torna escasso. Para driblar a falta de gasolina , no inicio dos anos 40 os veiculos daqui rodam movidos a gasogênio, um gás q vem da queima do carvão.
1953-INVASÃO ALEMÃ. No bairro do Ipiranga em São Paulo, a volkswagen começa a operar no Brasil montando logo de cara o fusca e a kombi, dois modelos q conquistaram os brasileiros.

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