Ele é o carro mais vendido da história do Brasil e já conquistou sucesso comparável ao do lendário Fusca. O Gol é o maior sucesso da Volkswagen no país e chega ao seu 30º aniversário em plena forma.
O Gol começou a nascer na segunda metade dos anos 70. A filial brasileira da VW já estudava a possibilidade de aposentar o Fusca, tanto é que a montadora havia desenvolvido a Brasília justamente com este objetivo. O modelo foi um sucesso, mas a Volkswagen queria um carro mais compacto e robusto, pronto para encarar as (péssimas) estradas brasileiras.
Em maio de 1980, o Gol chegava ao mercado brasileiro. Vendido em duas versões (básica e L), o hatchback impressionava pelo design moderno, inspirado no belo esportivo Scirocco. O interior lembrava outros modelos da marca, como o Passat e a Variant II. O calcanhar-de-aquiles do Gol era o motor 1.3 refrigerado a ar e de carburação simples, emprestado do Fusca, que pedia água na hora de acelerar. Os parcos 42 cv faziam com que o carro acelerasse de 0 a 100 km/h em 22 segundos, atingindo a velocidade máxima de 130 km/h.
Em 1981, a Volkswagen tentou corrigir o erro ao oferecer o motor 1.6 a ar de carburador duplo e 51 cv. Enquanto isso, a família BX crescia com a chegada do sedã Voyage, da perua Parati e da picape Saveiro. Dois anos mais tarde, o Gol ganhou sua primeira versão esportiva. O Gol GT tinha um motor 1.8 equipado com comando de válvulas do Golf GTI alemão, que desenvolvia 99 cv e um torque máximo de 14,9 mkgf. O carro partia da imobilidade e atingia os 100 km/h em 9,7 segundos, chegando à velocidade final de 180 km/h.
A linha 1985, enfim, trazia um motor 1.6 arrefecido a água, mas somente para as versões S e LS, oferecido juntamente com uma nova dianteira (a mesma do Voyage). A primeira reestilização veio dois anos mais tarde e trazia mudanças como uma frente mais baixa, para-choques plásticos e lanternas maiores. Entre as novas versões, o GT cedia seu lugar para o GTS, incrementado com faróis de neblina integrados ao para-choque e um vistoso aerofólio traseiro. 1987 também ficou marcado como o ano em que o Gol se tornou o carro mais vendido do Brasil, posto que ocupa até hoje.
Em 2010, a Volkswagen celebrou o 30º aniversário do Gol como uma festa em São Paulo (SP). De quebra, o público que foi ao evento ainda viu o emplacamento do primeiro Gol com placa preta do Brasil. O modelo 1980 recebeu o certificado que atesta a originalidade do veículo, concedido apenas a carros com mais de 30 anos de fabricação e que o classifica como um legítimo automóvel de colecionador. Neste ano, o Gol caminha para fechar seu 24º ano na liderança de vendas e não parece dar sinais de que vai abdicar do trono tão cedo.
Acima, a ilustração do primeiro exemplar do GOL no Brasil. E ninguem sabia q este seria o carro mais vendido de todos os tempos no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário