A TECNOLOGIA VEM NA CARROCERIA

             
                   Em 1964, era lancada a nova picape, a C-14. Este modelo perdurou até a segunda metade da década de 80, sem grandes alteraçoes de estilo, quando foi substituída pela nova Série 20.
Junto com a picape, era lançada a nova perua, a C-1416, que mais tarde passou a se chamar Veraneio. Ambas traziam uma nova suspensão dianteira independente, com molas helicoidais. Na picape, o clássico eixo traseiro rígido com molas semi-elípticas. Já a perua utilizava braços tensores e a barra Panhard, com molas helicoidais também na traseira, visando um maior conforto.
                 No início da década de 70, a picape e a perua sofreram uma pequena reestilização, com uma nova grade frontal e os faróis, que passaram a ser somente 2 no lugar dos 4 originais. A mecânica permaneceu a mesma até 1979.
                 Neste ano, novidades. A série C-14 passa a ser denominada C-10. Em termos de estilo, uma nova grade frontal, em plástico. O painel passa a ter um acabamento plástico e instrumentos com uma nova grafia.
                 Na parte mecânica, o motor de 6 cilindros 4.1, do Opala, passa a equipar a C-10. A nova A-10 surge com a versão a álcool desse motor, juntamente com a versão diesel, a D-10. O motor é um Perkins Q20B4/4236, um motor desenvolvido primeiramente para uso como motor agrícola e adaptado para o uso veicular. Nesse ano, a Veraneio também recebe o motor diesel como opcional, assim como a versão a álcool.
                     O exemplar que ilustra essa matéria, é uma autentica C-14 1972 com todos atributos dignos de uma placa preta( placa que mostra a originalidade do veiculo sendo digno de peça de colecionador ).
                O proprietário dessa raridade é o jovem Welem Ribeiro, proprietário da Blitz Sound de Parauapebas-PA, loja de som automotivo, inclusive tem pessoas que trazem seus carros de cidades vizinha para equipa-lo com som de qualidade.
                 A originalidade é uma das virtudes desse exemplar, levando em consideração seus 39 anos ela se mantem como carro zerro. É só seu proprietário sair nas ruas da cidade que começam os acedios; pessoas tiram fotos, chegam perto para conferir sua autenticidade, e não tem dúvida ela realmente é muito autêntica eu mesmo conferí de perto, e não deixa à desejar.

                     
                     Aqui estão alguns itens que mostra sua autêticidade, como as marçanetas internas, acionamento de vidro manual, painel e acessórios internos inclusive a lavanca das marchas ainda é na coluna da direção, e eu perguntei ao proprietário Welem Ribeiro,se as marchas eram boas de engrenar e ele respondeu " sim essa lavanca é muito leve e não tenho nenhum problema com as marchas", velocimetro, marcador de combustivel, emblema lateral com o C-14, banco inteiro tres pessoas,motor, tudo original. O único ítem interno que foi substituído foi a direção; que agora esta com um modelo esportivo, quando perguntei pela direção original, ele logo respondeu " acho a direção original muito rígida então optei pela direção mais esportiva e confortável, mas guardei a original é claro".
                            
                    
                   
                   Atualmente ela se encontra alguns centrímetros rebaixada, rodas aro 22 cromadas com pneus perfil baixo,   uma tonelada de som personalizado em sua carroceria, ar condicionado e direção hidraulica, unindo assim tecnologia atual com a pureza e robustês da década de 70. Mostrando a todos que um carro antigo pode se tornar muito confortável e luxuoso como um carro moderno, sendo que com certeza um carro antigo bem equipado pode muito bem chamar mais a atenção das pessoas do que um carro zero.
                   
                    Fica aqui então, o abraço do OPALÃO 76 ao amigo Welem Ribeiro e toda equipe da Blitz Sound de Parauapebas-PA.
                   ( Quero tambem agradecer ao Welem por ter me cedido as fotos de sua Pick-up para que eu podece concluir essa matéria. )

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