A primeira importação oficial do Volkswagem Sedan realizada pela Brasmotor ( mesmo grupo da Brastemp) para o Brasil desembarcou no porto de Santos no dia 11 de Setembro de 1950. Segundo consta,foi composta por apenas 20 exemplares do besouro.A cogitação de uma segunda importação ainda em 1950 é pouco provável, visto que mesmo aquelas 20 primeiras unidades levaram 2 meses até cumprirem toda a burocracia necessaria para poderem finalmente ser comercializadas em território nacional. Lembrando que o registro do primeiro fusca vendido no Brasil, tem data de Novembro de 1950. Esse modelo tinha o nome de "Split Window", com o vidro traseiro dividido em dois, modelo export.
Em 1953 o Fusca deixou de ser montado pela Brasmotor e a Volkswagen assumiu a montagem do carro no Brasil, com peças vindas da Alemanha. O modelo produzido já era o que tinha janela traseira única, oval. Em 1959 o Fusca passou a ser oficialmente produzido no país, embora parte das suas peças ainda fosse importada. A janela traseira passou a ser retangular neste modelo.
A família Matarazzo foi uma das primeiras a comprar a grande novidade que chegava pelo porto de Santos. O carro vinha desmontado da Alemanha (ou em kits “CKD”, “Completely Knocked Down”).
Essa história que contei aqui, é só o começo de uma grande e vitoriosa história de um dos carros mais popular do mundo.
Fica um grande abraço do OPALÃO 76 para todos apaixonados por fusca, o carrinho que conquistou o Brasil.
Perfeito, ganhei um fusca 71 da minha mãe, apesar de já ter meu carro, estou apaixonada pelo fusquinha, estou procurando peças na internet para restaura-lo e axhei seu blog, parabéns pelo conteúdo..
ResponderExcluir